25 novembro 2010

José e Pilar

Retomo e reafirmo aqui as palavras do post de 18 de Junho de 2010 (dia da morte de José Saramago). Só que agora não vou dizer nada. Tudo que haveria para dizer será pouco comparado com o excelente documentário de Miguel Gonçalves Mendes. Em exibição em algumas salas de cinema.




07 novembro 2010

06 novembro 2010

A noite beija a solidão demoradamente

olhar as luzes e as festas dos outros
de um lugar estranho de tão próximo
e distante ao mesmo tempo.

Estar em todo lado.
Imaginar a solidão de tudo, de todos,
mergulhar nesse silêncio de madrugada fria
e ousar pensar que não haverá amanhã.

Cenas românticas de um vadio

Quero sair na noite para não sufocar, sair para apreender o nada que invade tudo. Sair para não pensar. Ligar o mp3, ouvir Satie, diluir-me nas ruas vazias e deter-me nos pormenores mais ínfimos. Respirar com as árvores e observar a suave queda das folhas de Novembro. Observar tudo, essencialmente observar os quadros que todos os dias me escapam. Acreditar que ainda se pode ter um olhar virginal sobre o mundo, sabendo perfeitamente que isso já não é possível. Saltar gerações. Estar disponível e olhar de frente para a realidade. Não querer acrescentar nada e pensar que se está no melhor dos mundos, sabendo perfeitamente que isso não é verdade, mas que também não é totalmente mentira.
Silêncio, noite profunda, suave noite profunda para sempre.

22 outubro 2010

A inteligência

é ter tempo.
É ocupar espaços com a humildade suficiente para nos permitirmos que nada de extraordinário aconteça.
É estar disponível para tudo.
É ser capaz de ouvir.
É entender que a dimensão humana de cada um se revela aos bocadinhos e nem sempre é particularmente especial.
É ser capaz de não dizer nada, quando talvez houvesse tanto para dizer.
É estar presente nos lugares mais improváveis.
É sairmos do lugar de conforto.
É não ter medo nem pré-conceitos.
É sermos nós mesmos.

15 outubro 2010

Streetfighter encartado

Como seria de prever já sou um StreetFighter (gosto desta ideia: cavaleiro do asfalto) encartado.

Só me falta a mota.














(imagem manipulada - campanha promocional da Honda)

Ideias que mudam o mundo

"Os sistemas educacionais estão a sofrer reformas em todo o mundo, no entanto, neste momento já não chega a evolução é necessária a revolução"
Abraham Lincoln disse em 1862: "...os dogmas de um passado calmo são inadequados a um presente tempestuoso. O nosso presente é extraordinariamente difícil e nós temos de nos elevar com o desafio.
Como o nosso caso é novo, temos de pensar numa nova maneira de agir.

Ken Robinson, que já passou neste blogue numa conferência TED de 2006, volta agora com uma abordagem ao sistema educacional contemporâneo. É de visionamento obrigatório.

http://www.ted.com/talks/sir_ken_robinson_bring_on_the_revolution.html (conferência de 2010)
http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html (conferência de 2006)
Ambas as conferências com legendagem em português.

02 outubro 2010

Aqui ao lado

Chamem-lhe ingenuidade, chamem-lhe utopia, chamem-lhe fragilidade ou, "a cena sensível"...
Acredito que a "boa" Energia Humana pode mudar o mundo. Não o mundo todo, mas o mundo que gravita à nossa volta.

01 outubro 2010

Universo. Sistema Solar. Terra. Um Ponto no Google Earth

A energia que te move é o coração, a energia que te alimenta é combustível, a energia que te transforma é espiritual.
Levas o vento, o sol, a chuva, as tempestades e tudo que é belo por ser natural, como um soluto primordial, germinal sumo amniótico. Desta matéria prima nos construímos como seres pensantes e solidários da eterna combustão universal.
Para que Deus exista não basta um pregador, nem tão pouco um explicável livro de histórias. Para que Deus exista é necessária a chama intemporal das inteligências, a partilha grande de acreditar que existe uma razão para aqui estarmos, quando talvez não exista razão nenhuma, quando talvez alimentemos a esperança de que a razão nos possa salvar, nos possa fazer esquecer o quão insignificantes e frágeis somos.
E como é bela a fragilidade humana, como é belo o sem sentido, como é belo o amor sem razão, como faz sentido partilhar o melhor de nós com o todo, com o universo ou com o gato que ronrona junto a nós.

24 setembro 2010

Ou algumas séries americanas são muito boas ou os telejornais passam o tempo a noticiar balelas perigosas – Perigo de revolta. Alerta!!!

O sistema político capitalista bateu no fundo (todos o sabemos, queiramos ou não), existe uma crise de valores, existe uma crise ideológica, existe uma crise... Hoje, o capitalismo, pouco mais é que a divinização do capital (leia-se dinheiro), que alimenta uma corja de gente mal formada, mal intencionada e hedonista (a maior parte são políticos e os que os lambem alimentando-lhes os vícios para benefício próprio, com muito respeito por aqueles, que não fazendo à partida parte da corja, não deixam de ser “ a corja” quando pactuam com determinado estado das coisas). Gente sem rugas, gente que a comunicação social, escrava deste mistério, gosta de promover. Gente do nada, liberal e aparentemente cosmopolita, que vai deixando no ar uma bafienta e retrógrada forma de olhar o mundo. Gente aparentemente normal que congemina na sua mente desestruturada e frágil um saber grotesco e uma visão tão parcial do mundo que dói pensar que ocupe cargos tão nobres quanto perigosos para o todo social que se desmorona a cada dia que passa.
E o povinho vai acreditando que o telejornal, uma espécie de novela das oito, nos traz a verdade, nos traz a escandaleira do desgoverno, da afirmação e do desmentido, das cheias, das tragédias e de outras judiarias, quando na realidade mais não faz do que perpetuar a ignorância, a lavagem cerebral que tanto interessa àqueles que descaradamente sugam até ao tutano, quais necrófagos desavindos, o que resta àqueles que estão vivos, ou talvez já não o estejam verdadeiramente.
Proponho às pessoas de bem, aos bem formados, aos reformados, aos activos, aos passivos, ao heterossexuais, às lésbicas e aos gays, aos musculados e aos gordos, aos pacíficos e aos guerreiros, aos empregados e aos desempregados, aos políticos e aos apolíticos, aos ateus e aos crentes… proponho a revolta generalizada… generalizada, antes que seja tarde.

08 setembro 2010

South of the Border



No Douro Film Harvest
Um filme que nos dá uma visão particularmente lúcida e interessante da revolução política, social e ideológica que nos últimos anos se está a operar na generalidade dos países da América Latina.
Documentário de Oliver Stone a não perder. Este documentário recorda-nos a cada momento do embuste em que a maior parte das vezes a comunicação social e os poderes instituídos nos embrulham.
Enquanto a Europa carece de ideologia e de ideólogos, a América Latina parece recuperar a passos largos o tempo perdido.
Viva la Revolución.

27 julho 2010

Tudo é excesso

Olhar para a névoa que se solta da água fresca em contacto com a terra ressequida pelo intenso calor é pouco mais que uma visão do esforço do homem para lograr da terra o indefinido perfume que a natureza exala em homenagem a quem a trabalha.
Soltou-se-me este parágrafo, como uma coisa que nos passa de repente pela cabeça, como um turbilhão de ideias sintetizadas em algumas palavras.Parecem algo prosaicas, parecem excessivas, como excessivo é o dizer de Torga, como excessivas são as palavras de Steinbeck. Tudo é em excesso para quem trabalha a terra ou de alguma forma a pensa e sente.
Tudo vale quando a força indomável do homem pretende arrebanhar à terra improdutiva uma colheita única.
Tudo vale e tudo é êxtase quando a terra devolve ao homem na sua infindável generosidade, o verde pungente de uma incipiente videira rodeada de xistos abrasadores e terra seca.

18 junho 2010

Coincidências

no dia dos meus anos os astros estão em convulsão e mostram a este mundo o seu esplendor. No dia dos meus anos vai ser cremado o grande Saramago.
Os astros estão a meu favor e querem indiciar um ano bom.

Previsões instáveis de um tipo mais ou menos elucidado da intrínseca falácia de qualquer futurologia.

Saramago* essa grande couve

aos grandes muito grandes
aos que colocam ao serviço do humano o seu pensamento abrangente
aos que tornam o "pensar o mundo" a sua grande missão de vida
aos vagabundos das palavras
aos hereges da mórbida política secular da igreja católica
aos convictos
aos que acreditam
aos livres pensadores
ao José Saramago e ao seu grande amor.

*Saramago é uma planta "crucífera e rasteira, que é comestível e cresce sem cultura"

04 junho 2010

Dá-me tempo

Dá-me tempo para que eu possa construir tudo, dá-me tempo para que eu possa ser aquilo que desejo. Dá-me tempo e matéria colectável, dá-me amor, dá-me paisagens cultivadas,
vinho sem bolhinhas, viosinho e Touriga Nacional.
Dá-me espaço para o prazer.
Dá-me a tua pele suave junto com as vagas subtis das partículas ínfimas em suspensão.
Olhares ternos e sorrisos.
Dá-me prazer, dá-me vida, dá-me tempo e uma balada do Tom Waits.